O Rio de Janeiro é uma cidade em transformação. A partir dessa constatação, os alunos da disciplina Laboratório de Jornalismo (2013.1) estão divididos em quatro editorias para acompanhar, reportar, discutir, refletir e investigar, em abordagem jornalística, o que, quando, onde, como e por que muda.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Shoppings do Rio em falta com os ciclistas


Ana Luiza Carvalho

A intenção da prefeitura do Rio é fazer da cidade a capital da bicicleta. Título merecido, afinal a cidade conta com quase 300 km de ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas, o que a torna líder no Brasil em quilômetros de ciclovias construídas. Comparada às capitais da América do Sul, só perde para Bogotá. Ainda assim, há um longo caminho pela frente para a cidade poder honrar esse título. Regras básicas para uma capital da bicicleta ainda deixam a desejar. É o caso de grande parte dos shoppings na cidade, sem respeitar a lei, não oferecem lugares corretos para os ciclistas estacionarem as bicicletas.

A lei complementar nº 77 de 28 de abril de 2005, obriga todos os shoppings centers da cidade a destinar uma área exclusiva para o estacionamento de bicicletas. O ideal é que o espaço seja cercado por grade e trancado, contendo pelo menos um segurança em torno.

Apesar da lei estar em vigor há oito anos, muitos shoppings ignoram as condições exigidas. No Barra Shopping, no Rio Design da Barra e no Via Parque Shopping Center, o local para as bicicletas é o mesmo destinado às motos: um espaço aberto, sem segurança e sem paraciclo (suporte físico onde a bicicleta é presa). Na Zona Sul, o Shopping da Gávea é o que mais chama atenção pelas irregularidades. Só há espaço para guardar cinco bicicletas na calçada e sem nenhum segurança. Também na Gávea, o Gávea Trade Center não tem paraciclos e as bicicletas ficam presas de qualquer maneira ao lado das motos. Os shoppings Botafogo Praia Shopping, Rio Plaza Shopping, Rio Sul e Cittá América já estão no clima “Rio, capital da bicicleta” e reservam um espaço seguro para as bicicletas, respeitando todas as exigências da lei.

Enquanto esses espaços privados não são fiscalizados pela prefeitura, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente incentiva as pessoas a solicitarem a instalação de bicicletários em vias públicas. Basta encaminhar um requerimento à 2ª Gerência de Projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente informando sua identificação, endereço, telefone e indicação do local onde pretende instalar o equipamento (rua/avenida/número de referência, bairro e descrição da área).