Ana Luiza Carvalho
Das 1071 favelas e comunidades do Rio, 180 receberam o programa, considerado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, um de seus apoiadores, o maior programa de inclusão social do mundo. Entre os principais objetivos do projeto estavam a urbanização e infraestrutura para a comunidade, como a pavimentação das ruas, implantação de redes de água e esgoto e a construção de creches, praças e áreas de lazer. Todas essas melhorias fizeram com que as favelas beneficiadas se tornassem mais valorizadas, e como consequência, tenham se expandido menos do que aquelas não urbanizadas.
A pesquisa ainda revela que a renda das famílias das comunidades atendidas pelo Favela-Bairro é maior do que aquelas famílias que moram em favelas não beneficiadas pelo programa. Mais do que isso, as famílias que compram casas em uma dessas 180 comunidades fazem um esforço maior para conseguir pagar quando comparadas àquelas que compram casas em outras comunidades.
O programa Favela-Bairro foi indicado pela ONU, no Relatório Mundial das Cidades 2006/07, como um exemplo de políticas públicas no combate à pobreza e à miséria a ser seguido por outros países.