O Rio de Janeiro é uma cidade em transformação. A partir dessa constatação, os alunos da disciplina Laboratório de Jornalismo (2013.1) estão divididos em quatro editorias para acompanhar, reportar, discutir, refletir e investigar, em abordagem jornalística, o que, quando, onde, como e por que muda.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Atentado nos EUA vira alerta para a segurança no Rio


Karina Valente     
       
Com o crescimento do número de turistas a caminho do Rio de Janeiro, aumenta a preocupação com a segurança da cidade. Em função dos grandes eventos, a polícia civil e militar vêm sendo treinadas para agir em ações de risco. O recente atentado na maratona de Boston, nos Estados Unidos, que deixou três mortos e mais de 200 feridos no dia 15 de abril, chamou a atenção para possíveis ataques em locais onde um grande número de pessoas esteja presente.

No começo de abril, policiais civis e militares e seguranças privados realizaram um treinamento na estação de metrô do Cantagalo, em Copacabana, onde houve uma simulação de um ataque suicida, evacuação dos vagões do metrô e uma ameaça de bomba. Esse tipo de treinamento é importante para preparar os agentes para garantir a normalidade, mesmo quando os locais estiverem cheios.

Além da simulação na estação de metrô, foi feito um treinamento para situações de risco em um ponto turístico importante e muito movimentado da cidade, o Corcovado. Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Batalhão de Ações com Cães e o Grupamento Aeromóvel participaram do exercício.

Para atender a grande demanda nacional e internacional visando épocas como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, mais de 220 profissionais já foram treinados no curso de Capacitação de Operações em Segurança de Grandes Eventos e Seguranças Turística (Cogest). Em abril, mais 63 agentes concluíram o curso, que foi desenvolvido pela Academia de Polícia Sylvio Terra (Acadepol).

Com 30 dias de aulas teóricas e práticas, a meta é treinar dois mil profissionais até 2016. Entre as disciplinas do curso estão Gestão de Conflitos, Gerenciamento de Multidões e Planejamento Estratégico. De acordo com o diretor do Centro de Estudos da Acadepol e coordenador do Cogest, Camilo Dornellas, a grade de disciplinas é diferente das outras capacitações e o profissional formado está preparado para atender turistas e torcedores.

Segundo o Ministério do Turismo, o Brasil registrou em 2012 um aumento de 4,5% de turistas em comparação com 2011. A pesquisa indicou também que o Rio aparece em primeiro lugar na lista dos destinos a lazer, recebendo um total de 1.164.187 turistas no ano passado.