Gabriel Goulart Gonzalez
Quem anda pelo entorno do Maracanã se decepciona com o andamento das obras em volta do palco da final da Copa do Mundo no Brasil. Enquanto o estádio está com quase todas as obras concluídas, o lado de fora parece estar longe de ficar pronto. Apesar disso, a prefeitura garante que as reformas na região ficarão prontas no mês de maio, e estarão em plenas condições para a Copa das Confederações, que acontece entre os dias 15 e 30 de junho, e terá 3 jogos no Maracanã.
Trânsito na Rua Eurico Rabelo, dificuldade para pedestres que caminham pela região, problema de segurança na beira do Rio Joana, ruas fechadas, buracos e terra nas ruas. É o que enfrentam todos os dias moradores, estudantes da UERJ e transeuntes da região do entorno do Maracanã.
O Maracanã, que já tem um evento teste marcado para o dia 27 de abril em um jogo entre amigos do Ronaldo contra amigos do Bebeto, não está pronto para receber qualquer jogo de futebol. As bilheterias não estão prontas, não há iluminação na rampa de acesso da estação do Metrô Maracanã além da quantidade de reformas pendentes, como o recapeamento das ruas de acesso próximas ao estádio. São fatores que impedem, por exemplo, que a final do Campeonato Carioca seja disputada no Maracanã. Com a interdição do Engenhão, clubes cariocas manifestaram desejo de jogar a decisão do estadual no estádio, porém, a ideia foi descartada pelo governador Sérgio Cabral.
A revitalização no entorno do Maracanã foi iniciada em janeiro de 2012 pela Secretaria Municipal de Obras, visando os megaeventos que serão sediados pela cidade do Rio de Janeiro. O projeto prevê a criação de uma nova área de recreação, dois mil metros quadrados de pavimentação, 45 mil metros quadrados de paisagismo, instalação de iluminação em LED e adaptação do entorno para pessoas com mobilidade reduzida. A área que será urbanizada abrange a Radial Oeste, Avenida Maracanã, Rua Eurico Rabelo e Avenida Professor Manuel de Abreu, além de trecho da Rua Visconde de Niterói.