O Rio de Janeiro é uma cidade em transformação. A partir dessa constatação, os alunos da disciplina Laboratório de Jornalismo (2013.1) estão divididos em quatro editorias para acompanhar, reportar, discutir, refletir e investigar, em abordagem jornalística, o que, quando, onde, como e por que muda.

terça-feira, 30 de abril de 2013

Trabalho voluntário reduz o custo de grandes eventos

Victor Machado

As competições esportivas de grande porte optam cada vez mais pelo uso de voluntários para colaborar com a organização dos eventos, uma maneira de poupar gastos com mão de obra remunerada. De acordo com o portal Brasil Voluntário, 40.065 pessoas se inscreveram para trabalhar de graça na Copa das Confederações de 2013, que ocorre entre os dias 15 e 30 de junho.

Apesar do grande número de registros, apenas sete mil candidatos serão escolhidos para fazer parte da equipe. Quem não for selecionado ainda terá a chance de participar da Copa do Mundo de 2014, que oferecerá mais 50 mil oportunidades de trabalho.

Segundo dados do Governo Federal, o número de vagas para a ocasião supera em mais de duas vezes a quantidade oferecida para os Jogos Pan-Americanos de 2007, sediados no Rio de Janeiro, que contaram com cerca de 20 mil voluntários do mundo inteiro. Mesmo com o significativo crescimento, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, fez um apelo para que as empresas liberem os funcionários por pelo menos um dia, de modo a alcançar a meta de um milhão de voluntários na Copa de 2014.

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) já lucrou mais R$1,2 bilhão com o uso de voluntários nos últimos cinco anos, pelas contas feitas pelo jornalista Cassio Zirpoli, colunista de Esportes do Diário de Pernambuco. Ele chega a esse número a partir de uma simulação do quanto a entidade gastaria se pagasse, por mês, um salário mínimo nacional para cada colaborador.

Com um processo seletivo paralelo ao do governo brasileiro, a Fifa divulgou que 130.919 candidatos se inscreveram para tentar uma chance nos dois próximos megaeventos esportivos do país. Além da Fifa, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) já oferece uma página online destinada ao cadastro de voluntários para as Olimpíadas de 2016, no Rio.