O Rio de Janeiro é uma cidade em transformação. A partir dessa constatação, os alunos da disciplina Laboratório de Jornalismo (2013.1) estão divididos em quatro editorias para acompanhar, reportar, discutir, refletir e investigar, em abordagem jornalística, o que, quando, onde, como e por que muda.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Rio tem projeto fotográfico via Instagram


Luana Laranjeira
Foto: Rio365

Você já ouviu falar na nova rede social chamada Instagram? Um aplicativo para compartilhar imagens. Ao fazer uma foto no seu celular, você escolhe um filtro especial para aquela fotografia e a publica vinculada à sua conta. O Instagram foi desenvolvido para conectar as pessoas por meio de imagens. Criado nos Estados Unidos, hoje é usado em todos os cantos do mundo. Uma pesquisa realizada pela ComScore, em agosto do ano passado, registrou a média de minutos gastos no aplicativo: 257, contra 170 do twitter.

“O bom do marketing digital é que você pode usá-lo de diversas formas. A internet é muito livre. Uma hora você trabalha assim, outra hora você trabalha diferente. O importante é que seja lá qual for sua publicação, ela seja vista com bons olhos”, disse o professor de marketing da PUC-Rio, Bernardo Mariani. E foi isso que André Galhardo, fotógrafo e diretor de arte, pensou ao criar o projeto @rio365. Com duração de um ano, ele selecionou uma equipe de sete profissionais para escolherem fotos sobre a cidade enviadas pelos usuários, que podem participar sem nenhum custo. Será um assunto por semana, totalizando 52 temas diferentes onde os melhores registros serão escolhidos pelos curadores. Ao término de cada missão, quem se sair melhor será mencionado e receberá prêmios. No fim do ano, o projeto deixa de ser virtual e vira um livro, com as 365 fotos dos melhores compartilhamentos.

De acordo com André Galhardo, o objetivo do projeto é registrar as mudanças da cidade, que vive um momento de transformações com a chegada das UPPs, a reurbanização para os grandes eventos, além do crescimento econômico. Os registros podem ser feitos pelos moradores da cidade ou todos que transitam e presenciam imagens singulares das ruas dos Rio. Os temas variam e abrangem arquitetura, pessoas, natureza, história, arte, locais e etc.. A equipe de curadores escolhida até agora conta com Anna Letícia Cohen (coordenadora do também perfil de fotos IgersRio), o artista plástico Raul Mourão, Sidney Garambone (jornalista), e o escritor Nelson Vasconcelos. Os outros curadores especiais ainda vão ser escolhidos.

O projeto é patrocinado pela Light e pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio além da Superintendência de Museus da cidade e os temas são divulgados com antecedência para que os fotógrafos amadores possam pensar nos melhores cliques. Para participar basta fotografar e taguear #Rio365_ARTE. A missão dessa semana é MUSEU.

Quem tiver interesse e quiser saber mais sobre o projeto:
Instagram: @rio365
Twitter: @rio365doc
Facebook: facebook.com/rio365doc