O Rio de Janeiro é uma cidade em transformação. A partir dessa constatação, os alunos da disciplina Laboratório de Jornalismo (2013.1) estão divididos em quatro editorias para acompanhar, reportar, discutir, refletir e investigar, em abordagem jornalística, o que, quando, onde, como e por que muda.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Rio terá escola pública bilíngue no próximo ano


Patricia Cardoso

Pensando nos grandes eventos internacionais que a cidade irá sediar já a partir do próximo mês, o governo do Rio anunciou a criação de uma escola estadual bilíngue Português-Francês. O projeto é fruto de um convênio entre a Secretaria de Estado de Educação com a Académie de Créteil com a Embaixada da França e vai oferecer o ensino do idioma em tempo integral.

A unidade vai começar a funcionar no Méier a partir de fevereiro de 2014. Inicialmente, apenas três turmas do 1º ano participarão desse novo projeto de ensino. As disciplinas básicas do ensino médio terão atividades voltadas para o aprendizado de aspectos da cultura francesa. Conceitos de História, Ciências e Geografia, por exemplo, serão ensinados nas duas línguas. Todos os 102 alunos serão escolhidos através de um processo seletivo, assim como os docentes.

Serão selecionados professores de Língua Francesa e de outras disciplinas que tenham conhecimento básico do idioma. Em julho, eles passarão por um período em Besançon, na França, e até setembro serão realizados estágios integrados e de simulação com a Embaixada francesa. Além disso, serão realizadas reuniões semanais de planejamento pedagógico das atividades integradas, envolvendo todo o corpo docente.

De acordo com a Secretaria de Educação, o Colégio Estadual de Formação em Língua Francesa tem como objetivo formar alunos críticos e autônomos e com um bom conhecimento de uma segunda língua. Dessa forma, esses jovens poderão vir a ter um enriquecimento cultural e competências necessárias ao mundo globalizado.

A Secretaria também avalia implantar o mesmo modelo de ensino com o inglês, espanhol e mandarim. A parceria entre a prefeitura do Rio e a China foi fechada em 2012, mas ainda não tem uma data ou local definido para o início do funcionamento de uma escola bilíngue Português/Mandarim.

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de Nova York mostra que os benefícios do ensino bilíngue não é apenas estar adaptado ao mundo globalizado, mas também tornar as pessoas mais inteligentes. Segundo o estudo, o bilinguismo tem efeito benéfico no desenvolvimento cognitivo dos mais jovens e também dos adultos.