![]() |
| Divulgação |
Biquíni, rasteirinha, regata branca... Esses são alguns dos itens que criam o estilo único da carioca, seja qual for a tendência que ela siga ou o bairro em que ela more. Essas e outras 30 peças foram listadas por quem entende do assunto no livro "A Carioca - Guia de Estilo para Viver a Cidade Maravilhosa", escrito pelo casal Renata Abranchs e Tiago Petrik.
No comando do site RioEtc desde 2007, os autores, inspirados no livro "A Parisiense" da designer francesa Inès de la Fressange, realizaram uma pesquisa com mais de 10 mil mulheres brasileiras para rechear a publicação com dicas para aquelas que buscam se tornar, de fato, “cariocas da gema” ou apenas almejam seguir esse jeitinho de levar a vida, visto mundialmente e de forma bem-humorada nos três curtas "Jeitinho Carioca", sucesso no Youtube em 2012.
Renata e Tiago não apenas criam uma lista de “tem-que-ter” no guarda-roupa, como dedicam capítulos exclusivos a lugares básicos como a praia, descrevendo os pontos por grupos, e as famosas "nights", seja a mais arrumadinha na Zona Sul ou a mais descontraída na Lapa. Além disso, orientam os leitores com o que se deve levar na mala para um fim de semana em São Paulo ou em Itaipava.
Para facilitar a vida de quem pretende sair às compras na cidade e aderir ao visual carioca, os autores apontam uma infinidade de brechós e lojas badaladas, mencionando marcas famosas como as das estilistas Lenny Niemeyer e Isabela Capeto. Além disso, Renata e Tiago não deixam de lado a obsessão com o corpo, típica da moradora do Rio, indicando uma lista de academias e espaços para ginástica.
No decorrer da leitura, percebe-se que o que se tem nas mãos é uma bíblia de moda de rua para a mulher que vive no Rio ou para a que pretende adotar esse estilo. No entanto, não deixa de ser um manual de comportamento, que facilita descobrir se uma pessoa nasceu no Rio ou não: "Se você vir uma mulher de biquíni no calçadão, pode ter certeza: ela não é carioca", pois, segundo o livro, a verdadeira carioca só exibe o biquíni após pisar na areia.
Nos capítulos finais, os autores desfiam os 10 mandamentos da carioca, como por exemplo: "Amar ao Rio sobre todas as coisas e ao mar como a si mesmo" e "Não matar a ida semanal ao salão nem o chopinho com a galera".
Curta sucesso em 2012 "O Jeitinho Carioca"
Curta sucesso em 2012 "O Jeitinho Carioca"
