Luana Laranjeira
![]() |
| Foto: Taxista Empreendedor. |
Em junho, acontecerá na cidade a Copa das Confederações, Em julho, será a vez da Jornada Mundial da Juventude, e em setembro, mais uma edição do Rock in Rio. Só para este primeiro trimestre do ano, a Secretaria Municipal de Turismo do Rio estimou que mais de três milhões de turistas passaram pela cidade.
Só para a vinda do Papa, por exemplo, são esperados em torno de 700 mil turistas estrangeiros. As escoltas de Francisco I e sua comitiva serão feita por agentes do Núcleo de Segurança da Polícia Federal. O evento prevê um público de 2,5 milhões de pessoas. O Papa terá forte esquema de segurança, com mais de 700 policiais federais. De acordo com o delegado Vitor César, o Papa ficará hospedado no bairro do Sumaré e os policiais trabalharão em equipes fixas, por sistema de rodízio.
Segundo dados do ICCA (International Congress and Convention Association), o Rio de Janeiro voltou a ser a capital brasileira de eventos, depois de anos atrás de São Paulo. No entanto, a infraestrutura da cidade precisa de melhorias. O Ministro do Turismo do Brasil, Gastão Vieira, afirmou que a Jornada da Juventude e a Copa das Confederações iniciaram de vez a maratona dos grandes eventos internacionais, e que por conta disso, as expectativas para o turismo são extremamente animadoras. Como o turismo cresceu, os setores de transporte, segurança, hospedagem e alimentação virou foco de desenvolvimento do governo e a qualificação de mão de obra não pode ficar de fora.
O SEBRAE criou o projeto Taxista Empreendedor, lançado há seis meses no Rio, no qual espera atender as mais de 30 mil licenças da cidade. Depois de concluir o curso e entregar a ficha, o profissional receberá um Certificado de Participação e um adesivo com a marca Taxista Empreendedor. Quem ver a marca afixada no táxi saberá que ele está preparado para oferecer serviços de qualidade. Outra parceria da Universidade Federal Fluminense com a Secretaria de Turismo do Rio criou o projeto “Taxista boa-praça”, que oferece aulas de inglês e espanhol, além de aulas de recepção ao turista, também para capacitar as áreas de transporte para os eventos esportivos, religiosos e de entretenimento da cidade. Para o Rio de Janeiro estão reservadas mil vagas, sendo 700 para a capital e 300 para Niterói. A previsão é de que 160 horas de aula sejam terminadas em três meses. E os taxistas também receberão certificado e adesivo para o veículo.
