Karina Valente
Os últimos casos de estupro no Rio de Janeiro, além de ganharem repercussão mundial, levaram a um aumento do número de denúncias desse tipo de crime. Depois da divulgação na imprensa do episódio em que um casal de jovens turistas foi sequestrado, tendo a mulher sido estuprada pelos criminosos dentro de uma van, outra vítima relatou um crime semelhante para a polícia.
Segundo os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), o número de estupros na capital cresceu 23% em fevereiro de 2013 em comparação com o mesmo mês de 2010. Já no estado, o aumento foi de 27% na análise do mesmo período.
Em entrevista para a BBC Brasil, Andréia Soares, analista criminal do Instituto, ressaltou que esses dados podem estar relacionados a quantidade elevada de pessoas que denunciaram. Embora tenha sido registrado um crescimento no número de casos, não significa um aumento real desse tipo de crime.
Segundo ela, geralmente a vítima conhece o autor do estupro e isso acaba trazendo o medo de fazer a denúncia por ser uma pessoa próxima. Entretanto, a analista afirmou que as pessoas têm mudado essa atitude.
Com base nessa mudança de comportamento, Ignácio Cano, pesquisador do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), afirmou ao portal de notícias UOL que o número está aumentando porque as pessoas estão menos envergonhadas de fazer a denúncia.
A repercussão do caso dos turistas na mídia levou outra vítima a denunciar o suspeito. Após reconhecer o homem que tentou estuprá-la em uma van e a segurou para que outro homem a estuprasse, a jovem de 18 anos foi até a Delegacia Especial de Apoio ao Turista (DEAT) prestar queixa da violência que até então estava guardada em segredo. Ao portal de notícias G1, a jovem relatou que não procurou ninguém, pois estava com vergonha e temia pelos pais.
Por causa desses acontecimentos, a Embaixada da França divulgou um anúncio aos franceses que pretendem visitar o Brasil recomendando que não utilizassem transporte público, em especial as vans, durante a noite e que optasse pelo uso de táxi.
Já a imprensa internacional destacou o caso lembrando que a cidade vai receber grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, e consequentemente um grande número de turistas. O site da TV americana CNN e o jornal britânico The Guardian evidenciaram a preocupação com a segurança da cidade. O jornal também britânico Daily Mail destacou o medo da violência pelos turistas que vão visitar a cidade nos próximos anos.