Thiago Leal
O fechamento do Maracanã em 2010 afastou muitos cariocas dos estádios. O Engenhão, uma alternativa que não agradava aos torcedores, está interditado para correção de problemas estruturais. O resultado é o Campeonato Carioca com um público cada vez menor. No Rio de Janeiro, uma cidade com vocação para o esporte, o futebol - a grande paixão dos cariocas - está perdendo um pouco de espaço para o vôlei. Na final da última Superliga Masculina de Vôlei, realizada no Maracanãzinho, 11 mil pessoas – público superior à grande maioria dos jogos do Campeonato Carioca - assistiram a conquista do título do RJX, equipe carioca patrocinada pelo empresário Eike Batista.
O ginásio do Maracanãzinho tem capacidade para 12 mil pessoas, mas, em virtude das obras no entorno do Maracanã, ela foi reduzida para 11 mil. Já o Engenhão, palco dos clássicos durante a Taça Guanabara, dispõe de cerca de 40 mil lugares. O número de torcedores na final da Superliga foi maior do que, por exemplo, o clássico entre Botafogo e Fluminense, disputado num domingo, pela 3ª rodada do Campeonato Carioca. Segundo o site da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), eram 10.474 torcedores presentes no empate em 1 a 1. Um dia antes, outro clássico agitou o vôlei. RJX e Sesi, um dos maiores duelos e que contava com vários jogadores da seleção brasileira, foi assistido por 8.200 espectadores, conforme os dados da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Mais de 70% da capacidade total, portanto, foi usada.
Comparando apenas os jogos entre times grandes e pequenos do Rio, o maior público nesse tipo de confronto foi no jogo entre Flamengo e Quissamã, com 9.839. Os outros três clubes de maior expressão, entretanto, não conseguiram um público maior do que 7 mil torcedores.
Entre os motivos para essa aparente migração, o principal é a qualidade do time. O RJX montou uma forte equipe, que conta com estrelas da seleção, como o levantador Bruninho, o meio de rede Lucão e o ponteiro Thiago Alves, além do campeão olímpico Dante. O conforto e a interatividade também são pontos positivos nos jogos de vôlei. O público não enfrenta os tradicionais transtornos das partidas de futebol, como ruas engarrafadas e lentidão na fila. O público do vôlei é ainda entretido com música, animadores de torcida e brincadeiras durante os intervalos.